Comércio Digital

Quais as ferramentas de e-commerce para apostar?

Quais as ferramentas de e-commerce para apostar?

Quais as ferramentas de e-commerce para apostar?

 

Os consumidores digitais (os omnishoppers) estão cada vez mais exigentes e esperam que a experiência de compra online seja superior à interação que teriam em um presencialmente. Para que tudo funcione corretamente, sem erros nas tecnologias já utilizadas ou na implementação de novas ferramentas para o e-commerce, é preciso se manter atualizado das tendências.

 

  • Acompanhe os resultados dos seus canais via Google Analytics, que oferecem funções de análise técnica com linguagem simplificada, assim como o Webtrends e Kissmetrics ou ainda o Sprout Social, que mostra análises do Instagram.
  • O conceito de Unified Commerce (comércio unificado, em tradução livre) vê a necessidade de tratar cada um dos canais e subcanais de maneira diferente. Cada plataforma é desenhada de uma forma única e tem necessidades de ser abastecida com informações e dados diferentes entre si para que resulte em uma experiência aprimorada para o consumidor. Já Inteligência Artificial (IA) é oferecida por softwares e sistemas, que analisam dados do ambiente (localização, gênero) tomam atitudes para maximizar bons resultados.
  • O Machine Learning é um campo de estudo dos cientistas da programação, que já dominam a IA. Com as respostas oferecidas pelas atitudes do consumidor e a efetividade do resultado oferecido, mas máquinas literalmente aprendem e evoluem. Um bom exemplo são os chatbots, que são aprimorados a cada interação com o cliente e oferecem ao consumidor com agilidade e objetividade. Outro bom exemplo de ferramentas tecnológicas são a combinação de IA e o conceito de Internet das Coisas (IoT, sigla em inglês para Internet of Things) que automatiza listas de compras, a necessidade de reposição de estoque à compra final.
  • Existe o público que preza por autonomia, sem interferência de vendedores. Sugerir produtos com base em preferências ou compras anteriores relembra o cliente do que viu, mas deixou para trás, e também oferece a oportunidade de escolha dentre os itens da loja. Usando a ferramenta que acompanha essas variáveis, os Behavioral Targeting, é possível manter o foco apenas em seu público alvo ou evitar que o consumidor seja bombardeado pela mesma marca em todos os canais de comunicação. Adobe Target e iSend, são algumas empresas que oferecem esse suporte.
  • Para se manter na disputa da oferta e demanda, não vale perder rentabilidade. Ter uma ferramenta de precificação que acompanham em tempo real as informações do produto, os concorrentes, campanhas nos buscadores e disparos de e-mail marketing. O Google AdWords possibilita coincidir os investimentos de campanhas digitais com as estratégias de preços.

 

Fonte: Primeira Página, com informações do E-Commerce News.

 

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