Indústria

Marcas próprias: bom para a indústria e para o varejo

Marcas próprias: bom para a indústria e para o varejo

O conceito se tornou uma excelente oportunidade de negócios no Brasil.

 

Segundo a Associação Brasileira de Marcas Próprias e Terceirização (ABMAPRO), o conceito de marca própria é: “todo serviço ou produto fabricado, beneficiado, processado e embalado para uma organização que detém o controle e a distribuição da marca, a qual pode levar, ou não, o nome desta”.

Para os varejistas, isso pode representar uma oportunidade de aumentar ainda mais a rentabilidade do negócio. Além disso, estudos indicam que a marca própria significa uma arma de fidelização de clientes e também uma ferramenta comercial para reduzir a dependência de determinadas indústrias em certas categorias.

De acordo com a ABMAPRO, a ideia indica ainda uma oportunidade em função do momento econômico brasileiro, uma vez que o consumidor está mais disposto a testar novas marcas, em busca da redução das despesas. Segundo estudo realizado pela Nielsen em 2017, em comparação à média do mercado, as marcas próprias trabalham com preço 13% mais competitivo em 85% das categorias.

Sob o prisma da indústria, historicamente, a marca própria era vista como uma ameaça ao market share de seus produtos, mas, com o tempo, se tornou uma oportunidade para novos negócios. Havendo ociosidade de produção, o aumento do volume dilui custos fixos. Conforme a ABMAPRO, desenvolver marcas próprias pode ser também uma estratégia de entrada em novas categorias ou canais com baixíssimo risco ou investimento.

Exemplos: os snacks servidos durante o voo da companhia aérea Azul são de marca própria e têm importante papel no branding e na atmosfera criada para o cliente. A Le Lis Blanc, por sua vez, uma marca de moda feminina de alto padrão, possui um amplo portfólio de produtos, desde vestuário até decoração para casa. Sua variada linha de cosméticos é um exemplo bem-sucedido de marca própria produzida por indústrias terceirizadas.

Para a ABMAPRO, traçar um caminho a fim de desenvolver uma marca própria é fundamental para reter clientes e expandir as possibilidades de ganhos.

 

Fonte: Primeira Página.

 

 

Pesquisas Francal

O que você prioriza na hora de fazer uma compra?