Notícias


Publicado em:
6
12/2018

Streaming musical cresceu e 47% ainda ouvem gratuitamente YouTube

Relatório da Federação Internacional da Indústria Fonográfica mostra que 86% dos consumidores ouvem música via streaming por demanda.



Metatags: Expomusic, Streaming, Áudio, Música, YouTube, Spotify, Pirataria, IFPI
Divulgação

Do total, 52% usam plataformas de vídeo e 47% navegam por meio da versão grátis do YouTube.

De acordo com a matéria da TecMundo, a indústria musical vem lutando arduamente para equilibrar suas receitas com distribuição, pagamento de royalties e tudo o que envolve o setor. Do outro lado, os consumidores estão ouvindo cada vez mais. O problema para os serviços é que essa popularidade não tem se tornado rentável como as companhias esperam.

Essa é uma das conclusões do relatório publicado pela Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI, em inglês), que mostra que 86% dos consumidores estão ouvindo via streaming por demanda. Do total, 52% usam plataformas de vídeo para isso e 47% navegam por meio da versão grátis do YouTube.

No levantamento, apenas 28% usam um streaming de áudio pago e 20% ouvem por demanda em uma plataforma musical gratuita. Isso afeta diretamente a receita anual por usuário, que, segundo o Spotify é de US$ 20 — o YouTube afirma que esse valor é menos de US$ 1 para a Google.

A principal razão pela qual 35% dos consumidores de streaming musical dizem acessar o YouTube é justamente pelo fato de não necessitar de nenhuma assinatura paga.

Outro dado que chama a atenção no estudo diz respeito à pirataria: cerca de 38% dos usuários entrevistados consomem música de forma ilegal. Do total, 32% “ripam” as faixas de streaming, 23% baixam via peer-to-peer ou arquivos na nuvem e 17% encontram o que querem via mecanismos de busca.

Leia também: YouTube Music: plataforma lança serviço de streaming

Fonte: Primeira Página


Últimas notícias

O consumo ético da geração “Millennials”

Como atrair o consumidor da nova geração? Especialista salienta os pontos que os empresários devem se atentar.
Leia Mais

Juros do cartão de crédito são os menores em dois anos

Melhora do cenário econômico é um dos fatores responsáveis pela queda.
Leia Mais

Bon Jovi está confirmado para o Rock in Rio 2019

O cantor será a atração principal no terceiro dia do evento, 29 de setembro. Sua banda já se apresentou nas edições de 2013 e 2017 do festival.
Leia Mais