Notícias


Publicado em:
4
12/2018

EXPOMUSIC sobe o tom e integra outros segmentos do mercado da música

Evento se propõe a criar conexões com amplos setores da música, priorizando inovação, capacitação, interação, transformação e união.



Metatags:

O objetivo é atrair visitantes heavy users de tecnologias, com voz ativa e que buscam por acesso e transformações.

De 15 a 19 de maio de 2019 apreciadores, amantes, especialistas e profissionais de música poderão conferir um novo conceito da maior e mais completa feira de música do País, a Expomusic - Feira Internacional da Música, Áudio, Iluminação e Acessórios: um evento repaginado para entender as transformações do mercado e o perfil dos novos consumidores. A Francal Feiras, promotora do evento em parceria com a Abemúsica, realizou estudo de mercado e comportamento de consumo de música, por meio de consultoria especializada para entender os impactos das mudanças no segmento de instrumentos musicais e desenvolver novas estratégias.

“O mercado e o perfil do consumidor mudaram. O novo público não é passivo. Ele quer ter voz, grita por direitos e transformações e tem comportamento alinhado com o mundo moderno. Nossa proposta é construir um novo conceito e criar oportunidades para o fomento do setor”, explica o diretor da Francal Feiras, Daniel Lima.

O presidente da Abemúsica, Synésio Batista da Costa, esteve com empresários em encontro com o presidente eleito, Jair Bolsonaro, que afirmou a intenção de voltar a inserir a música no ambiente escolar. “O Brasil tem 170 mil escolas e 23 bilhões de crianças. Vamos descobrir as novas referências, trabalhar junto e trazer um novo público para a feira”, enfatiza o presidente da Abemúsica.


PERFIL DO CONSUMIDOR DE MÚSICA

De acordo com o estudo realizado para a Expomusic, o novo público do setor de música vive no mundo digital: são os heavy users de tecnologia, mas se sentem parte do espaço físico e ocupam a cidade de forma democrática e consciente, priorizando o consumo sustentável, economia colaborativa e respeito às diferenças. Para o atual consumidor, tudo se resolve na palma da mão, a mobilidade é a tendência do momento. Tecnologia, inteligência artificial, startups e blockchain não são apenas conceitos, são realidades para um público Alfa e Beta, influenciadores e disseminadores que a Expomusic quer atingir e o público Ômega, mais conservador, que queremos manter.


A NOVA EXPOMUSIC

Os organizadores esperam ter um momento único, que afirme os valores e desenvolva algum tipo de reflexão e retorno. Ser a nova conexão com o mercado da música, por meio de muita inovação, capacitação, interação e transformação são as palavras-chaves da nova Expomusic. De acordo com o estudo, vendas físicas têm quedas expressivas tanto por aqui quanto lá fora. Em 2017, o mercado global de música cresceu 8,1% e no Brasil cresceu 18%, sendo que neste contexto o streaming lidera como a maior fonte de receitas da indústria.

É por isso que a nova Expomusic vai fortalecer todos os segmentos, sendo a plataforma de revitalização do mercado da música no Brasil. A feira de instrumentos se transforma em feira da música, um festival de todos os ritmos, trazendo o show bizz para dentro do evento. O momento é de união para reconectar o diálogo, promover o encontro no universo físico e digital, melhorar a comunicação entre os profissionais do setor e montar um grupo de consultoria com especialistas para trazerem novas possibilidades durante o ano todo.

Capacitação, conhecimento, negócios, relacionamento e entretenimento


-Novo formato de fazer negócios: 5 dias de relacionamento com o mercado B2B e B2C;
-Presença de startups - empresas e conteúdo de tecnologia e inovação, podcasts e plataformas de streaming;
-Comunicação marcante nas redes sociais;
-Plataforma digital, com rede exclusiva para reconectar o mercado
-Integração entre setores para trabalhar o mercado como um só;
-Fomento de novas parcerias e novos negócios;
-Mais ações de negócios por meio de programas específicos: lojista vip, rodada de negócios, programa lojista subsidiado e ações de engajamento com representantes comerciais do setor;
-Criação de lounge de networking para credenciados dentro do evento;
-Nova estrutura física: 1 palco na área externa, 2 palcos na área interna: um palco menor para talks dinâmicos e interativos e um grande para palestras profissionais com nomes altamente relevantes e um grande festival de música com atrações diárias de diferentes estilos musicais para atrair novos públicos;
-Showbiz dentro da Expomusic 2019;
-Foco em diferentes perfis de visitantes, formadores de opinião e consumidores das marcas expositoras;
-Capacitação com ampla programação de conteúdo:
Top Speakers apresentando temas do mercado de instrumentos e da música, incluindo artistas, profissionais renomados e celebridades da cena musical.
Expomusic Talks - palestras, debates, workshops e oficinas de discussão de ideias, atividades com informações atualizadas, transformadoras para o mercado da música.
Retail Now - Fórum de Tendências do Mercado da Música.
Espaço de mentoria;
-Transformação, ações de incentivo ao aprendizado da música: projetos com escolas de música, festival de bandas de escolas, projetos sociais na periferia, levando perspectivas de carreiras a jovens em situação de risco.
 

UNIÃO

União com festivais de música e parcerias estratégicas com plataformas, canais digitais, influencers é também a proposta da Expomusic. O kickoff é a parceria da Expomusic com a SIM São Paulo. O objetivo é fazer a divulgação da Expomusic no universo mundial da música para atrair novos públicos e ter uma ativação maior da marca. “Vamos respirar música junto com a SIM e inserir a Expomusic neste novo universo. Teremos o Lounge Expomusic, com expositores da feira fazendo ativação de suas marcas, e a Expomusic Day na SIM, um dia com painéis sobre o mercado da música e de instrumentos musicais”, destaca Lima.


IA – Salão de Iluminação e Áudio PRO

O Salão IA – Salão de Iluminação e Áudio PRO, integrado à Expomusic, no Hall Nobre II do complexo do Anhembi, acontece de 15 a 17 de maio, das 12h às 20h.
Exclusivo para atender profissionais em busca de tecnologias, soluções e novidades em sonorização e iluminação profissionais para shows ao vivo, efeitos especiais, instalações e projetos comerciais de grandes empresas, governos, lojas, shopping, estúdios, templos, igrejas, teatros e outros. A iniciativa contempla uma ampla programação com conceituados profissionais de iluminação e áudio que ministram palestras gratuitas.

Fonte: Primeira Página


Últimas notícias

O consumo ético da geração “Millennials”

Como atrair o consumidor da nova geração? Especialista salienta os pontos que os empresários devem se atentar.
Leia Mais

Juros do cartão de crédito são os menores em dois anos

Melhora do cenário econômico é um dos fatores responsáveis pela queda.
Leia Mais

Bon Jovi está confirmado para o Rock in Rio 2019

O cantor será a atração principal no terceiro dia do evento, 29 de setembro. Sua banda já se apresentou nas edições de 2013 e 2017 do festival.
Leia Mais