Notícias


Publicado em:
4
12/2018

EXPOMUSIC sobe o tom e integra outros segmentos do mercado da música

Evento se propõe a criar conexões com amplos setores da música, priorizando inovação, capacitação, interação, transformação e união.



Metatags:

O objetivo é atrair visitantes heavy users de tecnologias, com voz ativa e que buscam por acesso e transformações.

De 15 a 19 de maio de 2019 apreciadores, amantes, especialistas e profissionais de música poderão conferir um novo conceito da maior e mais completa feira de música do País, a Expomusic - Feira Internacional da Música, Áudio, Iluminação e Acessórios: um evento repaginado para entender as transformações do mercado e o perfil dos novos consumidores. A Francal Feiras, promotora do evento em parceria com a Abemúsica, realizou estudo de mercado e comportamento de consumo de música, por meio de consultoria especializada para entender os impactos das mudanças no segmento de instrumentos musicais e desenvolver novas estratégias.

“O mercado e o perfil do consumidor mudaram. O novo público não é passivo. Ele quer ter voz, grita por direitos e transformações e tem comportamento alinhado com o mundo moderno. Nossa proposta é construir um novo conceito e criar oportunidades para o fomento do setor”, explica o diretor da Francal Feiras, Daniel Lima.

O presidente da Abemúsica, Synésio Batista da Costa, esteve com empresários em encontro com o presidente eleito, Jair Bolsonaro, que afirmou a intenção de voltar a inserir a música no ambiente escolar. “O Brasil tem 170 mil escolas e 23 bilhões de crianças. Vamos descobrir as novas referências, trabalhar junto e trazer um novo público para a feira”, enfatiza o presidente da Abemúsica.


PERFIL DO CONSUMIDOR DE MÚSICA

De acordo com o estudo realizado para a Expomusic, o novo público do setor de música vive no mundo digital: são os heavy users de tecnologia, mas se sentem parte do espaço físico e ocupam a cidade de forma democrática e consciente, priorizando o consumo sustentável, economia colaborativa e respeito às diferenças. Para o atual consumidor, tudo se resolve na palma da mão, a mobilidade é a tendência do momento. Tecnologia, inteligência artificial, startups e blockchain não são apenas conceitos, são realidades para um público Alfa e Beta, influenciadores e disseminadores que a Expomusic quer atingir e o público Ômega, mais conservador, que queremos manter.


A NOVA EXPOMUSIC

Os organizadores esperam ter um momento único, que afirme os valores e desenvolva algum tipo de reflexão e retorno. Ser a nova conexão com o mercado da música, por meio de muita inovação, capacitação, interação e transformação são as palavras-chaves da nova Expomusic. De acordo com o estudo, vendas físicas têm quedas expressivas tanto por aqui quanto lá fora. Em 2017, o mercado global de música cresceu 8,1% e no Brasil cresceu 18%, sendo que neste contexto o streaming lidera como a maior fonte de receitas da indústria.

É por isso que a nova Expomusic vai fortalecer todos os segmentos, sendo a plataforma de revitalização do mercado da música no Brasil. A feira de instrumentos se transforma em feira da música, um festival de todos os ritmos, trazendo o show bizz para dentro do evento. O momento é de união para reconectar o diálogo, promover o encontro no universo físico e digital, melhorar a comunicação entre os profissionais do setor e montar um grupo de consultoria com especialistas para trazerem novas possibilidades durante o ano todo.

Capacitação, conhecimento, negócios, relacionamento e entretenimento


-Novo formato de fazer negócios: 5 dias de relacionamento com o mercado B2B e B2C;
-Presença de startups - empresas e conteúdo de tecnologia e inovação, podcasts e plataformas de streaming;
-Comunicação marcante nas redes sociais;
-Plataforma digital, com rede exclusiva para reconectar o mercado
-Integração entre setores para trabalhar o mercado como um só;
-Fomento de novas parcerias e novos negócios;
-Mais ações de negócios por meio de programas específicos: lojista vip, rodada de negócios, programa lojista subsidiado e ações de engajamento com representantes comerciais do setor;
-Criação de lounge de networking para credenciados dentro do evento;
-Nova estrutura física: 1 palco na área externa, 2 palcos na área interna: um palco menor para talks dinâmicos e interativos e um grande para palestras profissionais com nomes altamente relevantes e um grande festival de música com atrações diárias de diferentes estilos musicais para atrair novos públicos;
-Showbiz dentro da Expomusic 2019;
-Foco em diferentes perfis de visitantes, formadores de opinião e consumidores das marcas expositoras;
-Capacitação com ampla programação de conteúdo:
Top Speakers apresentando temas do mercado de instrumentos e da música, incluindo artistas, profissionais renomados e celebridades da cena musical.
Expomusic Talks - palestras, debates, workshops e oficinas de discussão de ideias, atividades com informações atualizadas, transformadoras para o mercado da música.
Retail Now - Fórum de Tendências do Mercado da Música.
Espaço de mentoria;
-Transformação, ações de incentivo ao aprendizado da música: projetos com escolas de música, festival de bandas de escolas, projetos sociais na periferia, levando perspectivas de carreiras a jovens em situação de risco.
 

UNIÃO

União com festivais de música e parcerias estratégicas com plataformas, canais digitais, influencers é também a proposta da Expomusic. O kickoff é a parceria da Expomusic com a SIM São Paulo. O objetivo é fazer a divulgação da Expomusic no universo mundial da música para atrair novos públicos e ter uma ativação maior da marca. “Vamos respirar música junto com a SIM e inserir a Expomusic neste novo universo. Teremos o Lounge Expomusic, com expositores da feira fazendo ativação de suas marcas, e a Expomusic Day na SIM, um dia com painéis sobre o mercado da música e de instrumentos musicais”, destaca Lima.


IA – Salão de Iluminação e Áudio PRO

O Salão IA – Salão de Iluminação e Áudio PRO, integrado à Expomusic, no Hall Nobre II do complexo do Anhembi, acontece de 15 a 17 de maio, das 12h às 20h.
Exclusivo para atender profissionais em busca de tecnologias, soluções e novidades em sonorização e iluminação profissionais para shows ao vivo, efeitos especiais, instalações e projetos comerciais de grandes empresas, governos, lojas, shopping, estúdios, templos, igrejas, teatros e outros. A iniciativa contempla uma ampla programação com conceituados profissionais de iluminação e áudio que ministram palestras gratuitas.

Fonte: Primeira Página


Últimas notícias

Cinco dicas do Sebrae para quem quer abrir um e-commerce

Plano de negócio é o primeiro passo para os interessados.
Leia Mais

Natal deve movimentar R$ 53,5 bi na economia

Dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e do Serviço de Proteção ao Crédito apontam que mais de 110 milhões de consumidores devem ir às compras e investir, em média, R$ 116 por produto.
Leia Mais

Redes sociais foram feitas para se consumir música

Esta é a opinião dos Millennials, segundo pesquisa da MusicWatch: os jovens da geração Y consomem música massivamente pelo Instagram, Twitter e Facebook.
Leia Mais