Publicado em:
10
10/2017

Pesquisa sobre mercado de música revela perfil de consumidores

Levantamento divulgando pela Eventbrite na Expomusic mostra que brasileiro frequenta média de quatro shows por ano.

A Eventbrite, plataforma líder global em tecnologia para eventos, divulgou na Expomusic 2017 os resultados do estudo “Perfil dos fãs de música: tendências e previsões para 2017”. A pesquisa foi realizada em outubro de 2016 nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Bahia, Rio Grande do Norte, Pará, Goiânia e Distrito Federal. Ao todo foram entrevistadas 1.024 pessoas, entre 18 e 45 anos.

O levantamento traz informações sobre a indústria e mostra que cada vez mais as pessoas unem a tecnologia às experiências ao vivo. Os dados também indicam que, apesar da crise, elas também estão dispostas a aumentar a frequência neste tipo de evento.

Foram ouvidos mais de 200 promotores e produtores especialistas no mercado de música para encontrar insights valiosos e ditar as tendências que irão reger a indústria no próximo ano. A pesquisa revelou que os participantes de eventos do segmento buscam experiências únicas e diferenciadas. Este foi o ponto visto com mais frequência nos eventos que obtiveram sucesso no mercado recentemente.
A explicação para esse movimento é que os eventos que trazem novidades como artistas, line-up e atrações diferentes, como as culturais, atraem mais o público, assim como os que oferecem mais de uma opção de entretenimento no mesmo evento.

Os dados da pesquisa mostram também que o brasileiro frequenta em média quatro shows por ano e a expectativa é que esse número cresça nos próximos anos. Além da programação do festival e a busca por uma experiência única, o custo e a presença dos amigos também contam no momento da escolha: 66% dos entrevistados afirmaram convidar os amigos e, no evento, 72% usam as redes sociais.

Os eventos que mais têm atraído pessoas são os de música sertaneja, que têm a preferência de 28% dos participantes, seguidos pelos shows de rock (13%) e de MPB (12%). Os canais preferidos para buscar novidades sobre música são os aplicativos de streaming (39%). Em segundo lugar, aparece a mídia tradicional (rádio, TV ou rádio por satélite) com 24% da preferência, e 18% postam nas mídias socais de amigos ou membros da família. Segundo o estudo, 62% do público nota a presença das marcas em eventos.

Fonte: Primeira Página