Publicado em:
22
6/2017

Projeto Guri celebra Dia da Música e lança Guri Participativo

Programa foi criado para estimular a autonomia e a participação ativa de alunos do Projeto.

O dia 24 de junho é tra¬dicionalmente celebrado como Dia da Mú¬sica. Neste ano, o Projeto Guri também vai comemorar a data. A proposta abrangente dá início às atividades do Guri Participativo, um programa criado para estimular a autonomia e a participação ativa de alunos do Projeto. A intenção é dar voz a crianças, adolescentes e jovens – incentivando o exercício da cidadania e a livre expressão.

Para o Dia da Música, estudantes dos mais de 300 polos de ensino, espalhados por todo o Estado de São Paulo, deverão realizar um projeto que tenha sido elaborado por eles, com apoio das equipes. “Propusemos aos alunos o desafio de pensar em alguma atividade que acontecesse fora do polo de ensino, em outros espaços da cidade, convidando a população a celebrar este dia de uma forma mais interativa”, comenta Alessandra Costa, Diretora Executiva da Amigos do Guri.

Como a efeméride cairá em um sábado, a ideia é que as comunidades locais também participem da festa. Os eventos elaborados pelos estudantes irão ocorrer fora da sala de aula, em diversos espaços de suas cidades, tais como praças, quadras de escolas, coretos, par¬ques públicos e outros. Todas as atrações são gratuitas e abertas ao público em geral, com exceção das apresentações realizadas nas unidades da Fundação CASA.

Haverá saraus, piqueniques musicais, gincanas, show de talentos, jogos e festas. Entre os destaques, iniciativas como a que ocorrerão em Santos, onde os guris irão se apresentar no bondinho da cidade, levando a sua música para percorrer o centro histórico. Outro programa que deve mobilizar a população ocorre em Itápolis.

No município, as comemorações do Dia da Música querem reviver a tradição das modas de viola. No calçadão da Rua Barão de Rio Branco, um grupo de violeiros da terceira idade irá se apresentar ao lado dos alunos de violão, percussão e canto. Quem estiver passando pelo local, também será convidado a entrar na roda e participar. Projeto Guri www.projetoguri.org.br

Fonte: Primeira Página